Emídio Sousa

Emídio Sousa, 59 anos, casado, três filhos, é natural de Fiães, concelho de Santa Maria da Feira.

 

É Licenciado em Administração Autárquica pela Universidade Portucalense, diplomado em Administração Autárquica pelo CEFA - Coimbra, pós-graduado em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Master in Public Administration pela Universidade Católica Portuguesa.

 

É Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, desde Outubro de 2013, Presidente da Direção da ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Intermunicipal “PERM-TSM – Parque Empresarial da Recuperação de Materiais das Terras de Santa Maria, EIM” e Membro do Conselho de Administração do ISVOUGA.

 

Em 2017 foi Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, sendo atualmente vice-presidente deste órgão deliberativo da AMP.

 

De 2005 a 2009 foi Vereador da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com os Pelouros do Ambiente, Obras Municipais e Proteção Civil e Vice-Presidente da autarquia de novembro de 2009 a outubro de 2013.

 

Ingressou nos SMAS de Vila Nova de Gaia em Agosto de 1986 e foi Secretário-Geral da Empresa “Águas de Gaia, EM”, de 2001 a 2005. Foi responsável pela requalificação e reabilitação das ribeiras e linhas de água e pela gestão da orla marítima do Município de Vila Nova de Gaia, entre 2000 e 2005.

 

De 2001 a 2006, foi Professor convidado do Instituto Superior Politécnico Gaya (Ispgaya), da disciplina de Ciência da Administração e nos nos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública, Regional e Local.