Jaime Braga

Jaime Braga é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e membro da ordem dos engenheiros n.º 35 202.

 

Dos 51 anos de atividade profissional já decorridos, 28 foram dedicados à actividade industrial nas vertentes de projectista, especialista de manutenção e de energia, e de direcção técnica de empresas nos sectores metalomecânico, siderúrgico, químico e agroalimentar. Desde 1995, é Assessor da Direção da CIP - Confederação Empresarial de Portugal para os assuntos industriais, de energia e de ambiente e Técnico da FIOVDE - Federação das Indústrias de Óleos Vegetais, sector de actividade onde trabalhou 17 anos.

 

Entre 1997 e 2011 foi docente universitário no ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, onde lecionou as disciplinas de Tecnologias, Gestão Ambiental e Energia. Foi, até 2011, técnico reconhecido do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE). Desde agosto de 2013, desempenha, também, as funções de Secretário-Geral da APPB – Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis.

 

Participa nos seguintes Órgãos ou Comissões Nacionais: Membro do CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável desde 1999; Membro da CCPCIP - Comissão Consultiva para a Prevenção e Controlo Integrados da Poluição desde 2001; Membro da CCRA - Comissão Consultiva da Responsabilidade Ambiental desde 2010; Membro do CNA - Conselho Nacional da Água desde 2010; Membro da CCREACH - Comissão Consultiva REACH desde 2010; Membro do CCERSE - Conselho Consultivo da ERSE desde 2011; Membro do CCERSAR - Conselho do Consultivo da ERSAR desde 2010.

 

É co-autor do livro “Guia do Ambiente – Empresas, Competitividade e Desenvolvimento Sustentável” (2011).

 

Coordenou, entre 2004 e 2007, cinco processos de pedido de Licença Ambiental, maioritariamente no setor agroalimentar.