Joaquim Poças Martins

Nascido em 1953, Joaquim Poças Martins é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, Master of Science em Public Health Engineering e PhD pela Universidade de Newcastle upon Tyne, Inglaterra, Doutorado e Agregado em Engenharia Civil – Hidráulica pela Universidade do Porto e diplomado em Alta Direcção Empresarial (PADE) pelo IESE – Instituto de Estudos Superiores de Empresa, Espanha.

 

Tem o grau de Engenheiro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros e é membro do Water Loss Specialist Group da IWA – International Water Association.

 

É Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde leciona e investiga desde 1975.

 

É Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Secretário Geral do CNA-Conselho Nacional da Água, membro do Conselho Consultivo da Associação de Energia do Porto e membro do Conselho Consultivo da AEP – Associação Empresarial de Portugal.

 

É Consultor internacional no setor da água, designadamente do Banco Mundial, NATO e UE, tendo participado em projetos no Brasil, África, Países de Leste e Médio Oriente.

 

Entre 1987 e 1993 foi Diretor do PGIRHN – Projeto de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos do Norte e dos Projetos NATO PO–RIVERS e MOLDOVA–WATERS e Presidente da Comissão Instaladora das empresas Águas do Douro e Paiva e Águas do Cávado.

 

De 1993 a 1995 foi Secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor do XII Governo da República Portuguesa.

 

Entre 1997 e 2013 foi Presidente do Conselho de Administração (CEO) das empresas ADP – Águas de Portugal, ADP Internacional, EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres (Lisboa), Águas do Douro e Paiva (Grande Porto) e Águas de Gaia e Coordenador da Comissão de Reestruturação da empresa Águas do Porto.

 

Entre 2002 e 2004 foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

 

Em 2016 foi galardoado com a Medalha de Ouro da Cidade do Porto “pela sua ação na gestão da água na cidade”.

 

É autor de uma centena de publicações técnicas e científicas e de cerca de cinquenta estudos e projectos no sector da água e de quatro livros, com destaque para “Management of Change in Water Companies: in Search of Sustainability and Excellence” , publicado em 2014 pela IWA - Internacional Water Association”.