Sérgio Hora Lopes

Sérgio Hora Lopes é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e Assessor das Águas do Douro e Paiva, SA,

 

A partir de 1974 foi docente em diversas escolas do ensino superior: Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Instituto Superior de Administração e Gestão, Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou disciplinas das áreas de economia política, economia portuguesa, política social, planeamento e economia e gestão do ambiente. Concebeu e dirigiu a Pós-graduação “Gestão das Organizações e Desenvolvimento Sustentável da EGE-Escola de Gestão Empresarial.

 

Entre 1982 e 1996 exerceu funções nos SMAS de Matosinhos, de que foi Diretor Delegado entre 1994 e 1996.

 

Entre abril de 1996 e 1998 exerceu o cargo de Gestor do Programa Operacional do Ambiente e Interlocutor Sectorial do Ambiente para o Fundo de Coesão.

Desde 1998 exerceu funções como administrador de várias empresas do grupo Águas de Portugal, SGPS, S.A., nomeadamente, Águas do Douro e Paiva, Águas do Cávado, Águas do Mondego, Águas do Zêzere e Coa, SIMLIS, SIMRIA, e AdRA - Águas da Região de Aveiro, de que foi o primeiro presidente do CA. Colabora com a AdP Internacional em projetos sobre gestão de conflitos no uso da água em Cabo Verde. Em 2016 e 2017 desempenhou funções como Administrador Não Executivo do CA da Águas do Porto, EM.

 

Elaborou vários trabalhos sobre planeamento, integração europeia e fundos comunitários, economia do ambiente e da água bem como sobre a governação dos Serviços de Interesse Geral e gestão de empresas da indústria da água. Dirigiu na APDA o estudo de prospetiva “Os Serviços de Água: Os Próximos 30 Anos”, concluído em 2017 e editado em 2018. Publicou mais de uma dezena de artigos em várias revistas da especialidade: “Água e Resíduos”, “Água em Revista”, “Água&Ambiente”, “Indústria e Ambiente” e “Revista APDA”. Colaborou nos seguintes livros; “Lo público y lo Privado en la Gestión de l´Água”; Ediciones del Oriente y del Mediterráneo, Junio de 2005, Madrid, “Abastecimento de Água em Portugal – O Mercado e os Preços” 2004 e “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços” da Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, Edição da APDA, Lisboa, com edições de 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014, 2016 e 2018.