Vitor Cardoso

Vitor Cardoso é Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1989.

 

Supervisor do Laboratório de Química Orgânica da Direção Laboratórios e de Controlo de Qualidade da Água da EPAL desde 1997.

 

Avaliador Técnico do Instituto Português de Acreditação (IPAC) desde 2001, em Laboratórios de ensaio de águas, alimentos e produtos alimentares (cromatografia e espectrometria de massa).

 

Orientador de diversas teses de Mestrado desde 2002 em colaboração com a Faculdade de Farmácia e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

 

Orientador de diversas teses de Mestrado Europeu desde 2010 em colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

 

Co-orientador de uma tese de doutoramento entre 2010 e 2014, em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

 

Especialista na análise de compostos orgânicos por cromatografia (GC, HPLC, UPLC), espectrometria de massa (quadrupolo simples, triplo quadrupolo, “time of flight”, “ion trap”), e FTIR, com diversas técnicas de preparação de amostra: LLE, SPE, SPME, “purge and trap”, sistema de headspace. Especialista na área de ensaios de migração a materiais orgânicos e cimentícios, destinados ao uso em contacto com a água para consumo humano.