Prémios SIG distinguem projectos na área do ambiente
ambiente

Prémios SIG distinguem projectos na área do ambiente

A última edição dos prémios SIG, atribuídos anualmente pela ESRI Portugal, distinguiu o SILIAMB – Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, entre os melhores projectos do ano. A sessão de entrega de prémios realizou-se durante o 11º Encontro de Utilizadores ESRI que está a decorrer até hoje, na Culturgest, em Lisboa.

O SILIAMB integra um sistema de informação geográfica suportado pela tecnologia ArcGIS da Esri e visa garantir a articulação a nível nacional, promovendo a simplificação e a celeridade de todos os procedimentos associados ao licenciamento ambiental, visando a melhoria da interacção com os cidadãos, através da desmaterialização dos processos e da redução da carga burocrática. Actualmente, o sistema inclui toda a componente de recursos hídricos e algumas componentes da área dos resíduos.  

Inês Diogo, do conselho directivo da APA, garantiu, durante o evento, que a intenção da tutela passa por integrar, nesta plataforma, todos as componentes dos sistemas de informação herdados dos nove organismos integrados na nova agência desde 2011.

Também homenageada com o Prémio Projecto SIG 2012 foi a Câmara Municipal da Praia que foi a primeira autarquia de Cabo Verde a implementar um sistema municipal de informação geográfica. O SIG Municipal da Praia está integrado com a plataforma de cadastro nacional e com o sistema matricial, permitindo todo o controlo de matrizes integradas com o sistema matricial e gerando informação cadastral para alimentar o projecto nacional de cadastro. A plataforma é escalável, permitindo ao município optimizar todos os processos relacionados com a gestão do território, como a gestão de actividades económicas, da publicidade, do licenciamento e da fiscalização.

Já Nuno Afonso Moreira, administrador da Sonorgás, recebeu o Prémio Personalidade SIG 2012 pela sua aposta nos SIG enquanto instrumento de apoio à decisão na empresa. O administrador foi o principal impulsionador do desenvolvimento da plataforma SIG da Dourogás SGPS que integra toda a gestão da rede de distribuição de gás, operacionalização do serviço, gestão de stocks e suporte à qualidade de serviço, que interage transversalmente com as empresas e unidades de negócio da holding.

O Prémio Inovação 2012 foi entregue a Nuno Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos que, ao longo de sete anos, responsável pelo projecto “Simplificar a Vida às Pessoas”. No âmbito deste projecto, coordenou a implementação da Loja do Munícipe de Matosinhos e foi o principal impulsionador do desenvolvimento do Sistema de Informação Geográfica Municipal como um sistema transversal a toda a autarquia, transformando-o num sistema de apoio à tomada de decisão e à gestão municipal.

Durante o dia de hoje, estarão a decorrer sessões paralelas em sete salas distintas, com mais de mais de 60 apresentações dos utilizadores e parceiros tecnológicos da ESRI Portugal (incluindo desde desde autarquias e comunidades intermunicipais a organizações de utilities, ambiente, transportes, telecomunicações, agricultura, ambiente, segurança, economia e finanças), bem como sessões de apresentação de tecnologia e workshops de formaçãopromovidos pela própria empresa.

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.