
Papel e cartão ganham nova vida para acondicionar ovos
Quem compra uma garrafa de vinho com rolha de cortiça sabe, entre outras vantagens, que está a contribuir para a economia portuguesa. A opção por uma embalagem de ovos em celulose moldada (pasta de papel 100 por cento reciclada) pode acrescentar valor ambiental na compra de um bem alimentar e sustentar uma empresa que abastece todos os produtores de ovos nacionais.
A Cemopol-Celuloses Moldadas Portuguesas está instalada em Pombal desde 1994. A empresa assegura ser a única no país que transforma anualmente cerca de 13 mil toneladas de papel e cartão em celulose moldada. O processo de fabrico de bandejas e caixas para acondicionar ovos a partir deste tipo de resíduos permite uma redução de consumo de matérias-primas não renováveis, promove a preservação da floresta, baixas emissões de CO2 e decréscimo da deposição em aterro.
A empresa recebeu, em
Julho, uma delegação de empresários e gestores brasileiros a 13 recicladores
portugueses, organizada pela About Media Brasil. Pedro Cruz, director-geral da
Cemopol, revela que a empresa possui uma "quota de mercado acima dos 90
por cento", em Portugal, e "um pouco menos" em Espanha, dois
países que absorvem praticamente toda a produção. Por isso, o gestor explica que,
mais do que lançar pontes comerciais para o Brasil, a iniciativa permitiu divulgar
o processo de valorização dos resíduos, com os participantes a "mostrarem
um grande interesse e demonstrarem um 'feedback' muito positivo".
De uma anterior visita de
um responsável na área dos resíduos em São Paulo, há cerca de três anos, o
director da Cemopol guarda a ideia de que o Brasil “ainda estava a dar início
ao desenvolvimento” do sector da reciclagem. No plano nacional, o cenário também evoluiu. "Desde o ano passado que temos resposta, em termos de
quantidade de matéria-prima, para as nossas necessidades. Mas antes já tivemos
de ir ao mercado espanhol e francês, que ficavam mais baratos mesmo com os
custos de transporte", adianta Pedro Cruz. Uma escassez superada através
do aumento da recolha selectiva e que faz da Cemopol um dos principais clientes
da Sociedade Ponto Verde, a par de outros fornecedores, nomeadamente de empresas da comunicação social escrita.