Papel e cartão ganham nova vida para acondicionar ovos
ambiente

Papel e cartão ganham nova vida para acondicionar ovos

Quem compra uma garrafa de vinho com rolha de cortiça sabe, entre outras vantagens, que está a contribuir para a economia portuguesa. A opção por uma embalagem de ovos em celulose moldada (pasta de papel 100 por cento reciclada) pode acrescentar valor ambiental na compra de um bem alimentar e sustentar uma empresa que abastece todos os produtores de ovos nacionais.

A Cemopol-Celuloses Moldadas Portuguesas está instalada em Pombal desde 1994. A empresa assegura ser a única no país que transforma anualmente cerca de 13 mil toneladas de papel e cartão em celulose moldada. O processo de fabrico de bandejas e caixas para acondicionar ovos a partir deste tipo de resíduos permite uma redução de consumo de matérias-primas não renováveis, promove a preservação da floresta, baixas emissões de CO2 e decréscimo da deposição em aterro.

A empresa recebeu, em Julho, uma delegação de empresários e gestores brasileiros a 13 recicladores portugueses, organizada pela About Media Brasil. Pedro Cruz, director-geral da Cemopol, revela que a empresa possui uma "quota de mercado acima dos 90 por cento", em Portugal, e "um pouco menos" em Espanha, dois países que absorvem praticamente toda a produção. Por isso, o gestor explica que, mais do que lançar pontes comerciais para o Brasil, a iniciativa permitiu divulgar o processo de valorização dos resíduos, com os participantes a "mostrarem um grande interesse e demonstrarem um 'feedback' muito positivo".

De uma anterior visita de um responsável na área dos resíduos em São Paulo, há cerca de três anos, o director da Cemopol guarda a ideia de que o Brasil “ainda estava a dar início ao desenvolvimento” do sector da reciclagem. No plano nacional, o cenário também evoluiu. "Desde o ano passado que temos resposta, em termos de quantidade de matéria-prima, para as nossas necessidades. Mas antes já tivemos de ir ao mercado espanhol e francês, que ficavam mais baratos mesmo com os custos de transporte", adianta Pedro Cruz. Uma escassez superada através do aumento da recolha selectiva e que faz da Cemopol um dos principais clientes da Sociedade Ponto Verde, a par de outros fornecedores, nomeadamente de empresas da comunicação social escrita.

Quais as vantagens da pasta de papel em relação a caixas em material plástico? "As embalagens em celulose moldada, além de permitirem um bom acondicionamento do ovo, garantem boas condições térmicas. E, em termos ambientais, são 100 por cento biodegradáveis", responde o director da Cemopol. Pedro Cruz aponta ainda, como vantagens adicionais, o menor risco de contaminação em caso de quebra acidental do ovo e os diferentes processos de reciclagem dos dois tipos de resíduos.
Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.