
ambiente
Gamesa inaugura parque eólico de Fafe em Dezembro
A Gamesa Portugal, responsável pela construção do parque eólico de Fafe, vai iniciar a segunda fase do processo. Fonte da empresa disse ao Ambienteonline que o projecto «está em fase acelerada para permitir o arranque até ao final do ano».
Para que tal aconteça, referiu a mesma fonte, falta terminar a construção da linha de alta tensão que ligará o parque à rede eléctrica nacional (REN) e fazer os ensaios para verificar todas as condições de segurança. Se tudo correr bem durante a avaliação, prevê-se que o sistema entre em funcionamento no próximo mês de Dezembro, debitando energia eólica para a REN que, por seu lado, será responsável pela sua distribuição em toda a região do Ave.
Actualmente, este é o maior parque eólico do País construído pela Gamesa, que terá uma potência de 80 megawatts. A energia produzida pelos aerogeradores nas serras altas de Fafe será transportada pela uma linha de alta tensão que ligará o parque à sub-estação de Riba d'Ave, que constitui o percurso mais extenso do País, com cerca de 35 quilómetros.
De acordo com estudos prévios, o impacto deste investimento na economia do concelho traduz-se numa verba estimada de 16 a 20 milhões de euros.
Para além do município de Fafe, este sistema de produção de energia eólica envolve os concelhos de Guimarães, Vizela, Celorico de Basto e Vila Nova de Famalicão.