
ambiente
Central de Cervejas inaugura unidade de co-geração
A Sociedade Central de Cervejas (SCC) inaugurou, na passada sexta-feira, a unidade de co-geração da fábrica da Vialonga, resultante de uma parceria com a Galp Power e a Finerge. Trata-se de um investimento que rondou os cinco milhões de euros.
A produção combinada de energia eléctrica e vapor (co-geração) possibilitará uma economia global de cerca de 25 por cento comparativamente com os sistemas convencionais de produção de energia em separado. Assim, «consegue-se um melhor preço de aquisição do vapor, melhorando dessa forma a competitividade da fábrica da SCC», informou a Central de Cervejas em comunicado.
Além das 170 mil toneladas de vapor por ano que a fábrica consome, a central irá gerar 40 gigawatts por hora anuais de energia eléctrica, a qual será encaminhada para o sistema eléctrico de serviço público. Tendo em conta que as actuais caldeiras passarão a funcionar como back-up da unidade de co-geração na produção de vapor, «a central suportará o funcionamento da fábrica em modo de ilha quando se verificarem perturbações na rede da EDP, evitando-se as dispendiosas paragens do processo de fabrico», sublinha a mesma nota.
A nova infra-estruturara é «um caso ímpar na indústria nacional». Destacando-se por um conjunto de inovações que se reflectem, nomeadamente, a nível ambiental, a central permitirá «uma redução de emissões de dióxido de azoto», lê-se na nota.
Implantada num espaço da fábrica que estava sem utilização, a unidade de co-geração, que começou a funcionar no final de Agosto, constitui uma obra «verdadeiramente exemplar», uma vez que cumpriu todos os prazos, sem desvios ao orçamento e sem se registarem quaisquer acidentes pessoais, enaltece a Central de Cervejas em comunicado.
Além da central da SCC, a Galp Power, criada em 1999, tem mais duas unidades de co-geração em funcionamento. A Galp Power vai ainda investir cerca de 70 milhões de euros na maior central de co-geração do País, na refinaria de Sines, cuja construção vai iniciar-se no próximo ano, disse à agência Lusa um responsável da empresa.
«Neste momento está a decorrer a fase de concepção e caderno de encargos», da central de Sines, referiu Ricardo Manzoni, responsável pelo projecto de co-geração da SCC. A Galp Power também está a concorrer a uma short-list de «produtores de co-geração para a unidade de produção de pasta e papel da Portucel, em Setúbal».