
ambiente
Polis de Ermesinde implementa programa integrado de monitorizações ambientais
Os níveis de ruído, a qualidade do ar e o sistema de transportes e mobilidade de Ermesinde vão ser avaliados no âmbito do programa de requalificação das cidades (Polis), disse ao Ambienteonline fonte da autarquia de Valongo.
José Luís Pinto, vereador do Ambiente da Câmara de Valongo, salientou a importância do programa numa cidade que tem cerca de 60 mil habitantes e explicou que a iniciativa inclui também uma estação móvel de medida da qualidade do ar e a realização de medições de ruído e contagem de tráfego. Segundo a Câmara Municipal já foram instalados, em vários pontos de Ermesinde, 30 amostradores para aferição de poluentes atmosféricos.
Depois, «os dados provenientes vão permitir avaliar o impacto das obras, através de um balanço comparativo entre a situação de referência antes, durante e após as intervenções do Polis na cidade», explicou o responsável.
No âmbito do Polis de Ermesinde, que desde Dezembro de 2003 está a requalificar o centro da cidade, está a ser instalado na Vila Beatriz o centro de monitorização e interpretação ambiental (CMIA). Segundo o vereador, trata-se de uma das «heranças do Polis», que visa promover a revitalização e a melhoria do ambiente urbano e da qualidade de vida da cidade. O edifício, de aproximadamente um milhão de euros, será entregue à autarquia já na próxima semana e integrará «biblioteca virada sobretudo para a área do ambiente», acrescentou.
Representando um investimento de dez milhões de euros, o Polis de Ermesinde permitiu já requalificar as Praças da Estação e da Cultura e o jardim adjacente ao antigo consulado do Equador. Já foi também aberta à circulação pedonal e ao trânsito de moradores a Travessa Cinco de Outubro. A requalificação da zona urbana de Ermesinde será inaugurada a 27 Junho.
As restantes intervenções a desenvolver são a construção do Edifício Dr. Fernando Faria Sampaio (edifício administrativo e de serviços de Ermesinde), a recuperação e adaptação da Vila Beatriz ao CMIA e biblioteca e a ampliação do Parque Urbano Dr. Fernando Melo.