
ambiente
Forum Montijo reconhecido com certificação ambiental
Para dar resposta às cerca de 120 toneladas de resíduos que o Forum Montijo produz mensalmente, a AM Management, empresa responsável pela gestão do centro comercial, desenvolveu um processo de levantamento que permitisse qualificar esta superfície comercial com a certificação ambiental.
Depois de 18 meses de trabalho para obter a norma NP EN ISO 14001, o Forum Montijo tornou-se assim no primeiro centro comercial do País a receber a certificação ambiental, atribuída pelo grupo Tüv Rheinland.
Com a certificação atribuída, o «Fórum Montijo assume o compromisso de cumprir a política ambiental estabelecida para a gestão e cooperação de centros comerciais e de disponibilizar os recursos necessários ao seu cumprimento e manutenção», refere em comunicado.
Ao nível da gestão de resíduos sólidos, foram colocados, nomeadamente, contentores para vidro, cartão, plástico, lâmpadas e óleos, garantindo-se a separação e encaminhamento dos resíduos para operadores devidamente licenciados. Para esse efeito existe um contrato entre o Fórum Montijo, Ipodec e Sociedade Ponto Verde.
Além disso, serão efectuadas monitorizações das emissões gasosas associadas às caldeiras de aquecimento e será implementado um plano para racionalização dos consumos de energia através de auditorias energéticas e medidas de minimização do consumo de energia.