
ambiente
EDP aposta no mercado europeu de certificados verdes
A EDP - Energias de Portugal registou as mini-hídricas do sistema da Serra da Estrela (Sabugueiro I, Senhora do Desterro, Ponte de Jugais e Vila Cova) no sistema de certificados de energias renováveis, anunciou a empresa. Estas passam assim a poder emitir certificados verdes, depois de terem sido registadas no RECS – Renewable Energy Certificate Systems.
As centrais já certificadas têm uma potência instalada entre os 10 megawatts (MW) e 25 MW que não estão a beneficiar da tarifa especial do Produtor de Regime Especial (PRE). Até ao final do ano, as centrais de Varosa, Santa Luzia e Belver deverão ser também acrescentadas ao sistema.
Segundo a EDP, o mercado dos certificados verdes pode vir a constituir uma nova fonte de receitas para a empresa, quer através da sua venda no mercado internacional, quer através da sua utilização em Portugal.
Estes certificados, que constituem títulos autónomos e transaccionáveis atribuídos a toda a electricidade produzida a partir de fontes de energia renováveis, deverão ser consagrados no projecto-lei que transpõe para a ordem jurídica nacional a directiva comunitária sobre o mercado interno de electricidade.
O grupo EDP aderiu em 2003 ao RECS (Renewable Energy Certificate System), associação privada que visa a promoção de um mercado europeu de certificados verdes. No RECS estão representadas 115 empresas europeias do sector de energia, como as espanholas Iberdrola, Endesa, Union Fenosa, EDF, ENEL e Electrabel.
Em Portugal, a REN foi designada como a entidade certificadora e emissora de certificados verdes.