ambiente
Fernando Gomes eleito administrador executivo da Galp Energia
Fernando Gomes, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto, foi ontem eleito como administrador executivo da Galp Energia, ficando com os pelouros da exploração, actividade de produção petrolífera em Angola e pesquisa no Brasil, assim como com a Galp Power, empresa de energias renováveis.
A nova comissão executiva da Galp foi nomeada durante a primeira reunião do conselho de administração da petrolífera, tendo contado com a total aprovação dos representantes dos italianos da Eni, o accionista privado de referência da empresa.
Recorde-se que na assembleia geral da empresa, realizada na passada terça-feira, os representantes da empresa italiana abstiveram-se de votar a nomeação dos novos corpos sociais. A situação foi motivada pelo facto de não lhes ter sido dado conhecimento prévio de alguns dos nomes que iriam integrar o conselho de administração e, também, porque não concordariam com alguns dos nomes da lista.
A Eni mantem na comissão executiva as áreas financeira, planeamento e Galp Serviços, sob responsabilidade de Giancarlo Rossi, e pela Transgás, a cargo de Camillo Gloria.
O novo presidente da comissão executiva é, sem surpresas, Marques Gonçalves, que veio da General Motors, e que ficará com os pelouros da refinação, logística e aprovisionamento.
Rui Manuel Cartaxo, outro dos elementos que já fazia parte do anterior conselho, fica com a Galp Gás, Palmeiro Ribeiro com a Galp Empresas e João Pedro Brito, que era responsável pela área do GPL e pelo negócio nas regiões autónomas, passa a ter a seu cargo a Galp Retalho.