ambiente
Progitape elabora revisão do PDM do Barreiro
A Progitape – Projectos de Arquitectura e Engenharia está responsável pela elaboração da revisão do plano director municipal (PDM) do concelho do Barreiro, em todas as suas fases, até à aprovação final.
Válido por um prazo de oito meses, o contrato no valor de 170 mil euros «ainda não foi assinado», disse ao Ambienteonline fonte da Câmara Municipal do Barreiro, que acrescentou que se prevê que a assinatura possa acontecer durante o mês de Junho.
De acordo com a autarquia «o plano director municipal do Barreiro (PDMB), após 10 anos, representa uma estratégia e um modelo territorial que não respondem às necessidades actuais, quando se prepara a transposição da Directiva Comunitária relativa à Avaliação Ambiental Estratégica de Planos e Programas».
O plano actual «assenta numa estratégia que projectou uma estimativa de crescimento
populacional duas vezes e meia o que tinha em 1991 (84 mil habitantes). Decorreu daí um modelo espacial que permitiu o crescimento sem que fosse acompanhado do respectivo desenvolvimento económico e social, nem correspondência directa ao nível das infra-estruturas», acrescenta.
A autarquia destaca que rever o plano director municipal «é fundamental para definir um conjunto de estratégias que preparem o concelho para uma nova etapa de desenvolvimento, e ainda dar início a um novo processo de planeamento assente em três níveis: o ambiental, o estratégico e o territorial».