
ambiente
Obras do maior jardim de Leiria começam na próxima semana
A Câmara Municipal de Leiria vai instalar, na zona da Almuinha Grande, na Nova Leiria, o maior jardim da cidade. O projecto, da autoria do arquitecto Rui Ribeiro, inclui a construção de um anfiteatro, que será utilizado para a realização de actividades de animação, como concertos.
A construção desta infra-estrutura, que terá início na próxima semana, insere-se no projecto do «Jardim da Almuinha Grande», que tem por objectivo a requalificação paisagística da zona entre o Rio Lis e a urbanização da Nova Leiria.
As intervenções incidirão na criação de uma grande área verde de lazer, entre o edifício da Cooperativa Agrícola e a nova ponte sobre o Rio Lis.
O projecto contempla igualmente a construção de um prado de relva com cerca de 350 metros de comprimento e 40 de largura, para receber núcleos temáticos lúdicos relacionados com várias personagens de histórias infantis e espaços de desporto informal.
A zona final do prado, junto à nova ponte sobre o Rio Lis, ficará ladeada por dois bosques com árvores tipo serrano e ribeirinhas. É nesta zona que será instalado o anfiteatro semelhante ao da Praça Sony, no Parque das Nações, em Lisboa.
No seguimento da nova praça será construído um lago, ficando à cota do nível de água do Rio Lis.
O plano de intervenção da autoria do arquitecto Rui Ribeiro e com a colaboração do historiador de arte leiriense, Jorge Estrela, e de outros arquitectos paisagísticos, foi aprovado pelos vereadores da autarquia na reunião de câmara de segunda-feira.