
ambiente
Grupo IMG investe 10 milhões na Selenis de Portugal e de Itália
O grupo ImatosGil (IMG) tenciona investir 10 milhões de euros nas suas unidades de produção em Portalegre e de St. Giorgio de Nogaro (Itália), com o objectivo de modernizar os processos tecnológicos de produção da resina PET. Esta modernização permitirá «maior competitividade e consolidação das suas quotas de mercado pela via da garantia da qualidade e satisfação das necessidades dos seus clientes», informou a Selenis.
Para o grupo IMG, a continuidade dos investimentos na Selenis enquadram-se na estratégia que tem por objectivo a liderança do mercado europeu de PET.
Na unidade de Portalegre está prevista a optimização da actual unidade de SSP (polimeralização em fase sólida). «O prolongamento do topo de reactor permitirá um aumento de capacidade de 12 mil toneladas por ano e uma redução de custos operacionais», explica a empresa, que acrescenta que o investimento previsto, no valor de três milhões de euros, envolve também outras infra-estruturas.
Quanto à infra-estrutura italiana, o investimento de sete milhões de euros está direccionado para a construção de duas unidades de SSP para o polímero PET, garantindo um aumento de capacidade de 35 mil toneladas por ano e uma redução dos custos energéticos na ordem dos 35 por cento.
Com estes investimentos, que deverão estar concluídos em Maio de 2006, a unidade de Portalegre ficará com uma capacidade de cerca de 100 mil toneladas, enquanto que a unidade de Itália chegará às 200 mil toneladas.