
ambiente
Sociedade Ponto Verde promove serviço gratuito de recolha de papel usado nas empresas
«Arquivo Zero». Assim se designa o novo serviço vocacionado para a recolha gratuita de papel usado nas empresas que a Sociedade Ponto Verde (SPV) está a dinamizar. A adesão ao serviço é gratuita e está disponível, actualmente, apenas na área da Grande Lisboa, através da empresa Francisco Marques Rodrigues.
Fotocópias, papel de impressão, correspondência e envelopes são papéis que podem «ganhar uma nova vida desde que sejam devidamente encaminhados para a reciclagem», refere a SPV, salientando que «o novo serviço ganha mais importância quando se sabe que mais de 90 por cento do papel utilizado nas empresas pode ser reciclado, o que contribui para diminuir o abate de árvores e a necessidade de aterros e incineradoras».
«Os objectivos deste novo serviço são os de aproveitar o potencial de papel existente nos escritórios, já que se estima que cada trabalhador gaste mais 29 por cento de papel no escritório do que em casa», ressalta a SPV.
O papel pode ser guardado em qualquer local, «obedecendo à regra base de que não se podem colocar papéis ou cartões com restos de comida ou outros resíduos orgânicos, pois estes inviabilizam totalmente a reciclagem do papel», lembra a entidade. Quando o depósito do «Arquivo Zero» estiver cheio, deve-se contactar a recolha gratuita através do número de telefone 21 948 03 26.