
ambiente
Consdep faz arranjo exterior da área contígua às muralhas de Évora
A Consdep – Engenharia e Construção foi a empresa escolhida pela autarquia de Évora para realizar o arranjo exterior da área contígua às muralhas, desde as Portas de Alconchel até às Portas da Lagoa, um investimento na ordem dos 780 mil euros.
«A intervenção pretende atenuar a descontinuidade urbanística e vivencial entre o interior e o exterior da muralha», integrando-a na vivência da cidade e tornando-a mais acessível e permeável ao peão, de acordo com informações da autarquia ao Ambienteonline.
Por outro lado, pretende-se «estender o conceito de área histórica e revitalizar e valorizar toda a envolvente exterior à muralha, bem como acentuar a imagem urbana da envolvente exterior à muralha, articulando os investimentos públicos nos espaços exteriores com investimentos privados nas áreas de construção para tal definidos no Plano de Urbanização», acrescenta.
O prazo de execução das obras é de 180 dias a partir da data da consignação da obra, «que ainda não teve lugar», refere o município.
Estas obras são «importantes na medida em que respondem a uma necessidade de qualificar os espaços envolventes às muralhas do centro histórico de Évora», sublinha a Câmara Municipal de Évora.