
ambiente
Brisa vai usar materiais reciclados nas suas auto-estradas
As barreiras acústicas, sinalética ou as guardas de segurança poderão vir a ser produzidas, já em 2009, com base em materiais reciclados. Este é um dos objectivos do projecto Ecovia, que está a ser desenvolvido pela Brisa, e que rondará 1,2 milhões de euros.
Durante a apresentação do projecto, que decorreu esta manhã, Vasco de Mello, presidente da concessionária de auto-estradas, sublinhou que aquela iniciativa «é perfeitamente coerente com o modelo de inovação adoptado pela Brisa e abre perspectivas muito interessantes na óptica do desenvolvimento sustentável».
O objectivo, frisou o responsável, «é conseguir estabelecer uma cadeia de valor tendo como base aquilo que, à partida, muitos julgam já ter esgotado o seu valor.» É o caso dos resíduos de borracha, plásticos e embalagens de cartão de alimentos líquidos.
Comparticipado em 617 mil euros pelo Life-Ambiente, o projecto, conta com 11 parceiros: Deco Eco, Instituto dos Resíduos, Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Sociedade Ponto Verde, Valorsul, Centro tecnológico da indústria de moldes, ferramentas especiais e plásticos, Valorpneu, Plastval, Tratolixo e Associação dos Fabricantes de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos.
Recorde-se que a Brisa desenvolveu recentemente um modelo próprio de inovação, incorporando o capital de conhecimento. «Trata-se de um modelo original porque obedece a uma política de inovação que parte do topo, mas que envolve todos os níveis da empresa», destacou Vasco Mello. A originalidade assenta ainda no facto de se «elevar a inovação à condição de actividade empresarial, como fonte de regeneração e de criação de novos negócios», acrescentou.