
ambiente
Tagusgás investe 1,3 milhões para levar gás natural a Elvas
Em 2008 a rede de distribuição de gás natural no concelho de Elvas deverá passar de cinco quilómetros construídos até final do ano passado para 35,5 quilómetros. Este é o objectivo da Tagusgás, empresa do grupo Galp Energia, que vai investir mais de 1,3 milhões de euros até ao final do ano no alargamento da rede de distribuição de gás natural naquele concelho alentejano.
Rui Poupa, responsável pela unidade operacional de Portalegre da Tagusgás, citado pela agência Lusa, acredita que o gás natural possa vir a ser ligado, já no final do próximo verão, ao primeiro cliente do concelho de Elvas. Neste município, a Tagusgás admite criar 3700 clientes domésticos, 50 terciários e oito grandes clientes.
Em Abril, a Tagusgás prevê iniciar a construção da rede de distribuição, com a ligação entre Elvas e Campo Maior (concelho já abastecido por gás natural), numa distância de dez quilómetros. Depois, segue-se «a infra-estrutura base, que mais não é do que a verdadeira espinha dorsal da distribuição, a concluir este ano, e por fim a rede de distribuição secundária, com os seus ramais de abastecimento», de acordo com a autarquia.
A Tagusgás está implantada nos distritos de Santarém, Leiria e Portalegre, onde já atingiu os 14 mil clientes domésticos e forneceu 20 milhões de metros cúbicos ao longo de 2005, ano em que o volume de vendas atingiu os 8,5 milhões de euros.