ambiente
Siemens do Sabugo é maior produtor mundial de transformadores para parques eólicos
A fábrica da Siemens no Sabugo acaba de se tornar no primeiro produtor mundial de transformadores SILFO para parques eólicos. O investimento de 500 milhões de euros em 2005 para a produção destes equipamentos permitiu à empresa alcançar este marco e reforçar a sua posição no mercado das energias renováveis.
Aprovado pela Enercon, o transformador SILFO de última geração é um aparelho de 2,5 MVA e 20 kV e tem sido desenvolvido em Portugal ao longo dos últimos quatro anos. O equipamento ocupa o mesmo espaço que os transformadores normais nas torres eólicas mas gera mais potência. Os equipamentos SILFO têm de cumprir exigências muito específicas, tais como a resistência a elevadas temperaturas, as perdas muito baixas e as dimensões muito reduzidas.
A fábrica de transformadores da Siemens no Sabugo, foi considerada pela fábrica-mãe na Alemanha, como o centro de competência para a Europa na área de grandes transformadores de média potência. A unidade portuguesa é desde 2004 o destino prioritário das encomendas internacionais nesta área.