
ambiente
EDP inicia obras de dessulfuração em Sines
A EDP – Energias de Portugal iniciou este mês os trabalhos de construção para a instalação de uma unidade de dessulfuração na sua central em Sines, um projecto que inclui também mais duas centrais da HC Energía, em Espanha.
Ao todo serão investidos 325 milhões de euros, dos quais cerca de 225 milhões de euros, serão aplicados em Sines. Este projecto visa a implementação de tecnologias para controlo das emissões de dióxidos de enxofre e ainda de dióxidos de azoto e partículas.
De acordo com a eléctrica, «esta requalificação permite dar cumprimento à directiva comunitária 2001/80/CE». A fase em curso assenta na construção das fundações dos diversos sistemas, que irá absorver um investimento de 190 milhões de euros.
O projecto no seu todo inclui a instalação de unidades de dessulfuração nas centrais térmicas de carvão de Sines (Portugal) e Aboño e Soto de Ribeira (Espanha). O projecto está a cargo do consórcio constituído pela Hitachi e pela Cobra. A primeira fase do projecto em Sines, que inclui os grupos 1 e 2 deverão estar concluídos em Outubro de 2007, estando previsto para um ano depois a conclusão dos trabalhos dos grupos 3 e 4.
A eléctrica anunciou também que o prémio Cidadania das Empresas e Organizações - promovido pela AESE – Escola de Direcção e Negócios e pela PriceWaterhouseCoopers.- reconheceu a EDP como «um caso exemplar de cidadania». Dos três prémios entregues na categoria Empresa, a EDP arrecadou o de empresa mais bem sucedida na aplicação das suas políticas de responsabilidade social no conjunto das componentes económica, social e ambiental, tendo também recebido o galardão inividual na subcategoria ambiental.
Nesta primeira edição concorreram 55 empresas e 20 organizações não governamentais. Para a categoria de empresa, juntamente com a EDP, estavam nomeadas como finalistas a Auchan, o Millennium BCP, a Efacec, a IBM, a PT, a TNT, a Unicer, a Valorsul e a Vodafone. A PT foi distinguida na vertente económica e o Millennium BCP na vertente social.