
ambiente
Tecnisil avança com resort ambiental em Cabo Verde
A ilha do Sal, em Cabo Verde, é o cenário escolhido para a construção do Vila Verde Resort, da autoria do arquitecto português Nuno Leónidas. O projecto, com um investimento que ronda os 100 milhões de euros, já está a avançar no terreno pelas mãos da Tecnisil, o maior promotor privado de Cabo Verde.
Os espaços verdes ocupam dois terços do espaço, privilegiando-se a flora local como estratégia para baixar os níveis de manutenção. A vertente ambiental do Vila Verde Resort continua a praticar-se com a utilização do sistema de rega gota a gota e a dessanilização da água. Também os esgotos serão aproveitados para a rega e as lamas utilizadas como fertilizante.
A preocupação pelo meio ambiente e bem-estar dos utentes torna-se igualmente visível com o travão imposto ao uso do automóvel. «Queremos que o Vila Verde Resort prime pela qualidade do plano humano, onde o peão tem primazia sobre o automóvel. A circulação pedonal é uma constante em todo o empreendimento, e o peão pode contar, durante o seu passeio, com a presença de elementos de água e vegetação de grande porte», descreve o coordenador do projecto, ao jornal Arquitecturas.
Outra das prioridades ambientais do projecto é ao nível do edificado, que beneficia do aproveitamento da energia solar e de uma ventilação transversal, cuja volumetria não vai ultrapassar os quatro pisos.