
ambiente
SETH e CME concluem ETAR de Redondo e Montoito
O consórcio formado pelas empresas CME – Construção e Manutenção Electromecânica e SETH – Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos prepara-se para terminar as obras de concepção e construção das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) de Redondo e Montoito e a execução das Estações Elevatórias e Emissários Gravíticos no Redondo, Montoito e Aldeias de Montoito.
No valor de 5,3 milhões de euros, o concurso foi lançado pela Águas do Centro Alentejo, tendo beneficiado dos co-financiamentos do Fundo de Coesão da União Europeia.
A ETAR do Redondo, e as respectivas infra-estruturas complementares, têm por finalidade tratar as águas residuais urbanas de cerca de 7000 habitantes equivalentes. O caudal médio a tratar, no ano horizonte de projecto (2034), é de 1265 m3/dia, e o caudal de ponta horária de 145 m3/h.
A unidade integra pré-tratamento (gradagem grosseira, tamização, desarenação, medição e elevação dos caudais afluentes), tratamento secundário e terciário (tratamento biológico, pelo processo de lamas em arejamento prolongado, e decantação secundária assistida para remoção de fósforo solúvel), tratamento de afinação do efluente e de tratamento de lamas.