_(medium)_1173712665.jpg)
Nordeste Transmontano debate energia e ecoeficiência
«Energia, ecoeficiência e desenvolvimento local» é o tema que abre dia 14 um ciclo de seminários temáticos centrado em aspectos tidos como estratégicos para o desenvolvimento da região de Trás-os- Montes. Uma iniciativa que se enquadra nos projectos de implementação da Agenda 21 Local em oito municípios.
No primeiro seminário, agendado para quarta-feira às 9h30 na Câmara Municipal de Mirandela, estará em cima da mesa, entre outros temas, o diagnóstico de energia do Nordeste, o plano nacional energético e o papel das energias renováveis no desenvolvimento local.
No final das sessões, estarão disponíveis ao público demonstrações e mostras de equipamentos eco-energéticos, nomeadamente o híbrido Toyota Prius, a SEGWAY e placas fotovoltaicas, e poderão ainda realizar-se simulações da viabilidade da aplicação de energia solar térmica e biomassa em edifícios.
No projecto da Agenda 21 Local do Nordeste estão envolvidos os municípios de Mirandela Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso. Um processo dinamizado pelo Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.