
Alstom Hydro fornece equipamento a centrais no Equador e Venezuela
A Alstom Hydro, uma joint venture Alstom e Bouygues desde 2006, ganhou dois contratos, superiores a 100 milhões de euros, para fornecimento de equipamento hídrico destinado a centrais no Equador e Venezuela.
O primeiro contrato, ganho por um consórcio liderado pela Alstom junto da companhia de energia equatoriana estatal Hidropaute, visa o fornecimento de equipamento eléctrico e hidromecânico para a central hidroeléctrica de Mazar, de 162 MW. O contrato global, de mais de 60 milhões de euros, representa para a Alstom Hydro cerca de 23 milhões de euros.
A Alstom Hydro será responsável pelo fornecimento, construção, supervisão e comissionamento de dois geradores de 100 MVA, monitorização e instrumentação dos sistemas, bem como fornecimento de equipamento hidromecânico. A entrada em funcionamento da primeira unidade está prevista para Abril de 2009.
O segundo contrato, avaliado em cerca de 80 milhões de euros, foi lançado pela C.V.G. Electrificacion del Caroni C.A.(EDELCA), o maior fornecedor de energia hidroeléctrica da Venezuela. Em causa está a renovação de quatro unidades de geração na sua unidade Guri I, localizada na cidade de Puerto Ordaz, na Venezuela. A entrada em funcionamento da primeira unidade está prevista para o primeiro trimestre de 2009.
Em Portugal, o grupo Alstom está presente em Lisboa, Setúbal e na Maia, empregando cerca de 350 pessoas. Desenvolve actividades nos domínios da produção de energia (centrais térmicas e hidroeléctricas) e dos serviços de assistência e manutenção nos sectores da energia e transportes.