Ecolabor inaugura central de reciclagem de entulhos em Sintra
ambiente

Ecolabor inaugura central de reciclagem de entulhos em Sintra

A Ecolabor, empresa especializada na gestão de resíduos de construção e demolição, inaugura na próxima quinta-feira, uma central de reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD), no concelho de Sintra.

Esta é a resposta da empresa «à proliferação de vazadouros clandestinos de entulhos, um dos mais graves problemas ambientais do concelho». Só nos concelhos de Sintra e Cascais estima-se que sejam produzidos anualmente mais de 180 mil toneladas de RCD.

Na região da Grande Lisboa não existia, até agora, uma solução dedicada ao tratamento dos RCD. «As respostas que existem são precárias e correspondem ou a vazadouros clandestinos – onde a perspectiva puramente economista não considera preocupações de natureza ambiental – ou na aceitação dos RCD em aterros de resíduos sólidos urbanos, traduzindo-se no desaproveitamento de infra-estruturas pesadas ao nível do investimento e da gestão, porque projectadas para outras tipologias de resíduos», de acordo com a Ecolabor. É neste contexto que a empresa inaugura a nova unidade, em Lameiras, na freguesia de Pêro Pinheiro.

A partir dos entulhos irão ali ser produzidos agregados reciclados que poderão ser utilizados na construção de aterros, na regularização de caminhos ou no enchimento de valas. Os restantes materiais separados durante o processo de triagem (plásticos, madeira, papel, metais e vidro) serão encaminhados para operadores específicos também para reciclagem.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.