
Morreu Fernando Santana, Diretor do jornal Água & Ambiente
É com enorme pesar que damos notícia da morte do Professor Doutor Fernando Santana, Diretor do jornal Água & Ambiente desde há 17 anos.
Fernando Santana é, e será sempre, uma figura maior da ciência, da investigação ambiental e das causas do Ambiente em Portugal. O jornal Água & Ambiente agradece reconhecido a excelência do seu enorme e insuperável contributo ao longo destes últimos dezassete anos. A equipa do Jornal fica-lhe, para sempre, grata, pelo imenso privilégio de ter sido testemunha da sua qualidade inspiradora enquanto profissional e enquanto homem.
Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Luanda, Master of Science em Engenharia de Saúde Pública, pelo Imperial College, Universidade de Londres, Doutor em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa e Agregado em Projeto de Equipamentos Ambientais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova), Fernando Santana era professor catedrático jubilado desta universidade, na qual exerceu ainda o cargo de diretor entre 2006 e 2018 em simultâneo com a assunção da Presidência da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, do Uninova – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e do Conselho de Administração do Madan Parque de Ciência.
Além da atividade pedagógica e científica, Fernando Santana construiu um vasto currículo onde a promoção e investigação ambiental, em particular na área da gestão da água, se distingue, tendo ainda sido, nomeadamente, Presidente fundador da Academia de Engenharia, Membro do Conselho Nacional da Água e Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied Sciences, Technologies and Engineering). Foi também Diretor Nacional do Programa Universidade do Texas em Austin, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), e representou o Ministério do Ambiente no órgão diretivo do Gabinete que, por parte do Estado, negociou a concessão e, posteriormente, supervisionou a construção da Ponte Vasco da Gama.
A dedicação à profissão e à área do ambiente levou a que tivesse a uma participação ativa na criação do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros, tendo presidido à sua Comissão Instaladora.
Ainda por designação do ministro da saúde, foi Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.
Em 2015, Fernando Santana foi condecorado pelo presidente da república com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, e em 2016 foi distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.