Águas do Algarve conclui ETAR de Almargem
ambiente

Águas do Algarve conclui ETAR de Almargem

A Águas do Algarve vai inaugurar, na próxima sexta-feira, a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Almargem (ETAR), em Cabanas de Tavira, uma obra que resultou de um investimento de 5,9 milhões de euros.

«Trata-se de uma das grandes intervenções, no âmbito das águas residuais domésticas, no concelho de Tavira, e que possibilitará a recolha do efluente de toda a zona sul do município, promovendo a desactivação de várias ETAR existentes, nomeadamente, a de Cabanas, Santa Luzia, Pedras d’ El Rei, Luz, Santo Estêvão e Tavira», refere a autarquia.

A primeira fase do sistema interceptor do Almargem abrange a construção de uma rede em alta de condutas e tubagens de saneamento básico, que ligarão as freguesias de Santo Estêvão, Luz, Santa Luzia, Conceição, Cabanas e a própria cidade e permitirá o transporte dos efluentes domésticos e pluviais para a Estação de Tratamento de Águas Residuais, na zona do Almargem, desactivando, assim, a de Vale Caranguejo.

O conjunto de emissários gravíticos e sistemas elevatórios, que se destina a recolher os efluentes que até eles ocorrem transportados por colectores municipais e a transportá-los até ETAR, na margem direita da Ribeira do Almargem, inicia-se numa estação elevatória (EE), na povoação de Arroteia, no extremo Oeste do concelho de Tavira. Uma conduta elevatória, seguida de um emissário gravítico, transportarão os efluentes até à margem da Ribeira de Mosqueiro, onde será construída a segunda Estação Elevatória.

A terceira estação, na Luz de Tavira, receberá estes efluentes e transporta-os para uma caixa, onde são, igualmente, recebidos os produzidos nas povoações de Santo Estevão, Campinas e Luz. O emissário gravítico termina na estação elevatória de Pedras d’ El Rei, em Santa Luzia, onde serão recolhidos os efluentes deste aldeamento e os conduzirá para a quinta Estação Elevatória, já na vila de Santa Luzia.A sexta Estação, situada junto ao Mercado Municipal, receberá os efluentes da margem direita da cidade. Além desta, existe uma outra EE destinada a receber os efluentes da margem esquerda da cidade. Os efluentes produzidos na povoação de Cabanas e no aldeamento de Pedras da Rainha serão coligidos na oitava estação elevatória. A conduta elevatória com origem em Cabanas transportará os efluentes para a ETAR de Almargem.


Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.