
LiderA atribui primeiras certificações ambientais a cinco edifícios
Os edifícios Torre Verde (Lisboa), Ponte da Pedra Fase II (Matosinhos), Casa Oásis (Faro), Parque Oriente (Lisboa) e Hotel Jardim Atlântico (Madeira) são os cinco primeiros a receber as certificações ambientais do LiderA. Este é um sistema próprio de avaliação e certificação da sustentabilidade nos edifícios.
Depois de uma investigação que estudou os instrumentos que são utilizados a nível internacional para este tipo de certificação, Manuel Duarte Pinheiro, do departamento de engenharia civil e arquitectura do Instituto Superior Técnico (IST) desenvolveu o LiderA.
O sistema, que neste momento se encontra na sua fase piloto, assenta num conjunto de seis princípios de bom desempenho ambiental ( ambiente interior, localização e integração, cargas ambientais, consumo de recursos , gestão ambiental e inovação e durabilidade e acessibilidade), traduzidos em 22 áreas e 50 critérios, com os quais se avalia o edificado em função do seu desempenho no caminho para a sustentabilidade.
A cerimónia de atribuição das primeiras certificações tem lugar no auditório do Padrão dos Descobrimentos, em Belém, no próximo dia 29 de Outubro de 2007, pelas 14h30. No evento marcará presença o director-geral da Agência Portuguesa de Ambiente, António Gonçalves, que vai iniciar o painel de oradores, introduzindo o papel do ambiente no desempenho do edificado. As linhas gerais do desempenho ambiental de cada um dos edifícios contemplados com esta certificação serão caracterizadas por especialistas na área da construção sustentável, nomeadamente, Livia Tirone, Cândido de Sousa, Guilherme Vilaverde, Daniel Lucas e Ken Nunes.