REN enterra 36,96 milhões de euros em linhas de muito alta tensão
ambiente

REN enterra 36,96 milhões de euros em linhas de muito alta tensão

A Redes Energéticas Nacionais (REN) vai investir 36,96 milhões de euros para enterrar 22,4 km de linhas eléctricas de muito alta tensão (MAT) em voltagem de 220 kV, entre Alto Mira (Amadora) e Zambujal (Cascais). As contas são do jornal Água&Ambiente e baseiam-se no custo por km de linha enterrada, 1,65 milhões de euros, de acordo com dados da REN. O valor representa 15 a 20 vezes mais do que o custo por km de linha eléctrica aérea, avaliado em 150 mil euros, lê-se na edição de Janeiro.
 
«O investimento em linhas subterrâneas pode aumentar até 2014», calcula José Peralta, subdirector do departamento de projecto da REN, de acordo com o previsto no Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte de Electricidade, cujo período de consulta pública incia-se em 2008.
 
Somando estes 22,4 km de linhas subterrâneas projectadas aos 21,8 km de MAT já enterrados por todo o País, o investimento sobe para os 72,93 milhões de euros. No entanto, a REN teve de investir ainda 33,75 milhões de euros adicionais na execução do troço de 5,4 km de linhas de MAT subterrâneas entre o poste de corte do Prior Velho e a subestação de Sacavém, uma vez que esta empreitada teve a particularidade de incluir a execução de uma galeria técnica. Recorreu-se a esta solução para uma melhor protecção dos cabos eléctricos uma vez que, na altura da execução do troço, não havia certezas quanto ao traçado da actual Ponte Vasco da Gama. «Não podemos correr riscos em termos de variações, quando a localização de projectos à superfície ainda não está definida. Foi o que aconteceu com o projecto da Ponte Vasco da Gama», conclui o responsável da REN.
Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.