EnsulMeci e Efacec ganham central de cogeração da Galp
ambiente

EnsulMeci e Efacec ganham central de cogeração da Galp

A Galp Energia, através da Portcogeração, sociedade detida integralmente pela Galp Power, formalizou hoje o contrato de adjudicação da empreitada de construção da nova central de cogeração da refinaria de Matosinhos e manutenção dos turbogeradores. A empreitada estará a cargo do consórcio formado empresas EnsulMeci e Efacec.

A nova central de cogeração a gás natural, que deverá entrar em funcionamento em 2011, será equipada com duas turbinas a gás da General Electric, modelo Frame 6B DLE, as quais terão uma capacidade de produção de energia eléctrica de 82 MW. As estas duas turbinas serão acopladas duas novas caldeiras de recuperação, que permitirão satisfazer a totalidade das necessidades de vapor da Refinaria do Porto, num investimento total que rondará os 110 milhões de euros.

De acordo com a Galp, a substituição de combustíveis fósseis tradicionais pela queima do gás natural na produção combinada de energia eléctrica e energia térmica permite obter «significativas melhorias em desempenho, em eficiência energética, bem como em termos de impacte ambiental».

Esta nova unidade e a futura central de cogeração da refinaria de Sines, actualmente em fase de comissionamento, serão as maiores centrais de cogeração do País. Recorde-se que a nova central de cogeração está inserida no programa de investimentos da Galp Energia para a refinaria de Matosinhos, que totaliza mais de 600 milhões de euros.
Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.