
ambiente
Aveiro vai construir três corredores ecológicos
A Câmara Municipal
de Aveiro vai avançar este ano com a construção
de três corredores ecológicos em zonas ambientalmente
ricas e sensíveis. O projecto, que representa um investimento
de 735 mil euros, é financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de
Desenvolvimento Regional). A comparticipação
comunitária é de 450 mil euros.
Com este projecto, a autarquia pretende «preservar a biodiversidade e a qualidade ecológica dos espaços envolventes, estabilizar as margens, promover actividades lúdicas para atrair a população (caminhos pedonais e pistas cicláveis ao longo das margens), bem como impedir todo o tipo de construções em leito de cheia no domínio hídrico e situações de artificialização», como refere em comunicado.
A implantação deste projecto, que deverá ser alargado a mais zonas do território aveirense, tem início na Ribeira de Buragal e Vilar. No caso da Ribeira do Buragal, estende-se por um vale em que prevalece uma actividade agrícola, com uma envolvente de malha urbana em expansão. No seu troço final, liga ao Esteiro de S. Pedro, próximo do Campus Universitário, já identificada como uma zona sensível de elevado interesse e valor ecológico.
A Ribeira de Vilar, apesar de ter apenas 1,5 km, é rica em espécies arbóreas e arbustivas, para além de possuir fontanários e moinhos com valor patrimonial. O corredor permite ligar o percurso pedonal e ciclável ao centro da cidade, tendo como ponto de ligação a zona de Forca-Vouga.
Os corredores ecológicos irão permitir a prática de exercício físico, « além de servirem de suporte a acções de educação ambiental enquanto trilhos de interpretação ambiental», refere o documento. «São intervenções que, além da função mais recreativa e de lazer, podem proporcionar soluções efectivas de mobilidade, podendo mesmo constituir formas alternativas de deslocações entre freguesias periféricas e o centro da cidade», sublinha a autarquia.