AFOCELCA especialista no combate aos fogos
ambiente

AFOCELCA especialista no combate aos fogos

São considerados os maiores especialistas nacionais no combate a fogos florestais, muito graças à experiência adquirida ao longo destes oito anos de existência, mas também devido à especialização dos elementos das equipas e à grande disponibilidade de meios para as suas intervenções. A AFOCELCA tem ao seu dispor quatro helicópteros ligeiros e com kit para combate com água e quatro brigadas helitransportadas, 35 brigadas ligeiras de primeira intervenção com Kit de 600 litros e 16 Brigadas com semipesados tipo Unimog com 3000 litros, envolvendo 120 colaboradores das empresas. Tudo isto é orientado por um centro de comando único com ligação à rede nacional de alerta em coordenação com 13 oficiais de ligação nos distritos CDOS (Centros Distritais de Operações de Socorro).

Com um investimento anual de cerca de 2 milhões de euros, «a AFOCELCA insere-se numa clara política de rentabilização do sector florestal privado, estando vocacionada para a eficiência do apoio à defesa da floresta, nomeadamente na área DFCI (Defesa da Floresta Contra Incêndios), e tendo como objectivos a redução dos custos de protecção e a minimização dos prejuízos que os incêndios florestais representam para as empresas do Agrupamento Complementar de Empresas (ACE), detentoras de mais de 250 mil hectares de floresta em Portugal», afirma o director executivo da AFOCELCA, Orlando Ormazabal.

Esta estrutura profissional começou por trabalhar apenas nos terrenos pertencentes às empresas do ACE, mas, em 2005, passou a integrar o dispositivo nacional de defesa da floresta contra incêndios (DFCI) da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) e, actualmente, intervém em todas as situações para que for solicitada pela ANPC.

«A estratégia da AFOCELCA assenta numa lógica de que o menor tempo de controlo dos incêndios implica menores perdas para as empresas, e numa filosofia de que não existem fogos ou fumos aceitáveis, pelo que todos os fumos e/ou fogos, deverão ser verificados, acompanhados e combatidos com a máxima prontidão», pode ler-se no sítio oficial da empresa na internet.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.