EMEL lança novo serviço Park&Bike
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EMEL lança novo serviço Park&Bike

O novo serviço, lançado pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), propõe aos condutores de Lisboa que estacionem os seus veículos num dos parques de estacionamento aderentes e sigam o seu caminho numa bicicleta dobrável, com cerca de dez quilos de peso e que pode ser carregada nos transportes públicos da cidade.

O desafio que a EMEL lança aos lisboetas com o novo serviço – “B’ina” – é a opção por «um produto integrado, que alia estacionamento em segurança com a bicicleta, amigo do ambiente e que ajuda a melhorar a circulação automóvel dentro da cidade de Lisboa», afirma Sérgio Azevedo, responsável pelos novos produtos.

Nesta primeira fase de teste, o aluguer está restrito aos clientes avençados, mas a aquisição pode ser feita pelo público em geral. As bicicletas podem ser alugadas nos dias úteis entre as 9h00 e as 19h00, com um custo de dois euros por meio dia e de 3,5€ pelo dia inteiro. Ao fim-de-semana, o aluguer custa oito euros e os veículos têm de ser levantados à sexta-feira e devolvidos na segunda-feira de manhã. As bicicletas vão ser cedidas pela empresa de engenharia e manutenção electromecânica Engelma, parceira da empresa municipal neste serviço. A EMEL terá que investir apenas na divulgação.

Para já, estão disponíveis apenas 12 bicicletas em cinco parques de estacionamento aderentes: Corpo Santo, Calçada do Combro, Sete Rios, Portas do Sol e Parque Mayer. Segundo o responsável da EMEL, «apesar de haver uma maior consciência ambiental, os hábitos e padrões de comportamento das pessoas ainda não estão dirigidos para este tipo de atitudes. Este foi o número que, em conjunto com o nosso parceiro, nos pareceu razoável para começar este novo projecto, mas, se a procura assim o justificar, estamos preparados para aumentar a oferta». E Sérgio Azevedo espera que isso possa vir a acontecer em breve, pois «este é um tipo de serviço cada vez mais procurado pelos condutores e, por isso, estamos confiantes que venha a ter bastante sucesso».

O “B’ina” cumpre um dos objectivos estratégicos da empresa: «proporcionar um conjunto de medidas, acções e produtos condizentes com a mobilidade sustentável, que ajudem a melhorar a qualidade do ambiente e a diminuir a circulação automóvel em Lisboa», explica Sérgio Azevedo.

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