Iberfer estreia central com biomassa animal já este ano
ambiente

Iberfer estreia central com biomassa animal já este ano

A Iberfer está a desenvolver um projecto de investigação e desenvolvimento com biomassa proveniente da actividade pecuária. O projecto tem como base a tecnologia de gaseificação, que converte a biomassa num gás de síntese, através de calor num meio sem oxigénio. O anúncio foi feito ontem, por Salvador Malheiro, da Universidade de Trás-os -Montes e Alto Douro (Utad) e consultor da Iberfer, durante a conferência Energias Renováveis, Energias do Futuro, a decorrer na 5ª Expo Energia.

A ideia é instalar uma unidade piloto de 1 MW, que deverá entrar em funcionamento ainda este ano, depois de ter estado em testes no último mês. Nesta unidade será valorizado o subproduto biomassa avícola, ao mesmo tempo que é produzida energia eléctrica descentralizada.

«No actual panorama energético e ambiental mundial, a biomassa deve ser definitivamente encarada como um fonte de energia», referiu Salvador Malheiro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.