
ADENE lança Cinergia para melhorar literacia de consumidores e produtores do setor elétrico
O portal informativo Cinergia foi ontem lançado aproveitando a Grande Conferência Água & Energia promovido pela ADENE – Agência. Miguel Sales Dias administrador da Agência, em cojunto com a mascote Giga, robô ativo na apresentação (na foto) explicaram as funcionalidades e conteúdos do novo portal, uma das três vias de acesso à informação prestada pelo Cinergia – Centro de Informação para a Energia.
Este centro, promovida e gerido pela ADENE no âmbito da medida Portugal Energia, visa dar a conhecer a todos os cidadãos consumidores e produtores de energia uma visão integrada do setor energético, segundo diz para dar um “contribuindo para uma melhor literacia energética da sociedade civil”.
Pretende a ADENE que seja dirigido a públicos diversos como famílias, estudantes e professores, jovens urbanos, mas também a públicos de instituições públicas e privadas da área da Energia, universidades e centros de investigação.
O Cinergia disponibiliza uma narrativa didática sobre o setor, desde as formas, fontes e produção de energia, passando pelo transporte, distribuição, armazenamento e comercialização, até à utilização da energia pelos diversos setores de atividade e consumidores finais.
O projeto é materializado através de um espaço físico localizado na sede da ADENE em Lisboa. Também de forma itinerante percorrendo o país utilizando a rede de Lojas de Cidadão e dos espaços próprios das Agencias de Energia de âmbito local e regional. E ainda online através de www.cinergia.pt por portal ou app.