
Águas do Algarve inaugurou ETAR de Faro-Olhão
A nova ETAR Intermunicipal de Faro-Olhão foi ontem inaugurada com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes (na foto), e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. A infra estrutura implicou igualmente a reabilitação de 7 Estações Elevatórias de Águas Residuais destes municípios.
No total, o investimento da Águas do Algarve (AdA) agora concluído ultrapassa 21 milhões de euros, com financiamento do Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). Esta ETAR irá tratar as águas residuais de uma população de cerca de 113 mil habitantes equivalentes.
Com este novo equipamento em operação serão desativados os sistemas de lagunagem das ETAR de Faro Nascente e Olhão Poente, infraestruturas que se encontravam subdimensionadas e com sistemas de tratamento assentando em sistemas de lagunagem que se revelavam desadequados face aos níveis de qualidade agora exigidos para o efluente tratado a descarregar no meio recetor, nomeadamente a Ria Formosa.
A nova ETAR de Faro-Olhão utiliza a tecnologia inovadora Nereda que assenta num tratamento biológico que, além de permitir reduzir a área de implantação da ETAR e as emissões de carbono, traduz uma poupança de até 40% da energia consumida face a processos convencionais.
A AdA afirma que a "desinfeção avançada da água tratada resultará na melhoria das condições de piscicultura na envolvente e beneficiará a qualidade da água na Ria Formosa, contribuindo para a melhoria global do ambiente".