
Bombagem representa 76% da capacidade instalada do Tâmega
A capacidade instalada de bombagem hidroelétrica representa 76 por cento da potência do sistema eletroprodutor do Tâmega, que está a ser promovido pela Iberdrola e inclui três grandes barragens.
No total as três instalações terão capacidade de 1.158 MW de eletricidade. O Alto Tâmega terá uma potência instalada de 160 MW, Daviões de 142 MW, e Gouvães - a maior unidade do complexo - chega aos 880 MW graças às suas quatro turbinas reversíveis de 220 MW.
"É o equivalente a ter uma bateria que, se falhasse a energia no Porto, poderia fornecer eletricidade durante 24 horas", descreve a diretora comercial - Iberdrola Clientes Portugal, Carla Costa.
Este tipo de instalação dá uma possibilidade de armazenamento substancialmente superior à utilizada atualmente em Portugal.
Leia a notícia completa do Água&Ambiente na Hora (Nº 102 - 09.02.2017). Para subscrever o novo serviço de informação Água&Ambiente na Hora envie um e-mail para assinaturas@about.pt. Pode visualizar aqui as condições de subscrição.