Central termoelétrica de Vila Velha de Ródão parou de imediato laboração - administração
ambiente

Central termoelétrica de Vila Velha de Ródão parou de imediato laboração - administração

O administrador da central termoelétrica da Bioenergy, em Vila Velha de Ródão, afirmou hoje que a empresa acatou de imediato a ordem de suspensão da licença emitida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), quando, na passada terça-feira, dia 16 de março, tiveram “conhecimento oficial da notificação”, momento em que foi interrompida a laboração da central, revelou Bruno Carvalho.


Este encerramento ocorreu depois da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ter proposto o "encerramento provisório" da central termoelétrica da Bioenergy, em Vila Velha de Ródão, após a realização de uma inspeção extraordinária às instalações da empresa.


Além da DGEG, participaram na ação a ANEPC, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).


O despacho da DGEG, de 9 de março, determina "a suspensão dos efeitos da licença de exploração atribuída à central termoelétrica da Bioenergy - Sociedade de Produção de Energia, S.A. pelo prazo de sete meses a contar da data de notificação deste despacho, que se converterá em revogação da licença caso a fiscalização a realizar ateste a manutenção de irregularidades".


O documento, assinado pelo diretor-geral João Bernardo, refere que "a suspensão poderá cessar antes do prazo fixado ou prologar-se" caso "as medidas necessárias sejam adotadas antecipadamente ao prazo fixado ou caso seja necessário prorrogação daquele prazo para a respetiva adoção".


Nuno Carvalho sublinha que, na sequência da notificação, a empresa iniciou os procedimentos técnicos e de segurança para parar a laboração da central termoelétrica: "A paragem da caldeira leva largas horas até a instalação estar em segurança para poder ser desligada".


O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, afirmou que a central termoelétrica continuava a laborar e adiantou que tinha sido notificado, no dia 8 de março, pela DGEG, da suspensão da licença de exploração da empresa. "Fui notificado e informado de que a licença de exploração da empresa tinha sido suspensa a partir do dia 9 [março]. Hoje [17 de março], continua a funcionar. A Câmara de Vila Velha de Ródão está surpreendida e perplexa com esta situação", sustentou. O autarca referiu ainda que a situação era "incompreensível" e sublinhou que "só pode ser um caso de impunidade, com a complacência das entidades competentes para com a empresa".


O administrador da central termoelétrica da Bioenergy garantiu que tudo fará para "ultrapassar esta situação para o bem dos trabalhadores e de todas as pessoas que dependem diretamente da empresa".

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.