Cleanwatts anuncia mais uma comunidade de energia
ambiente

Cleanwatts anuncia mais uma comunidade de energia

Depois de anunciar a primeira Comunidade de Energia em Portugal, inaugurada no passado dia 24 de agosto, em Miranda do Douro, a Cleanwatts anuncia agora o registo de mais uma comunidade de energia em São Pedro Velho, Mirandela, integrada no projeto de inovação social Cem Aldeias, com financiamento da BeWG Portugal.

 

Dada a dimensão reduzida da comunidade, a capacidade inicial instalada é de 27KWp, contando com a participação da Junta de Freguesia e clientes residenciais. A redução estimada de custos de energia é superior a 20% para todos os participantes.

 

A comunidade permitirá ainda uma redução de emissões de pelo menos 496 toneladas de CO2, equivalente à plantação de 20.662 árvores. Os benefícios aumentarão com o crescimento em termos de capacidade instalada e participantes.

 

Tendo por base a evolução tecnológica do setor, as Comunidades de Energia estão a crescer exponencialmente em todo o mundo, para responder ao desafio de energia limpa e atender às metas de Neutralidade Carbónica, garantindo preços de energia acessíveis e combatendo a pobreza energética.

 

“Desenvolvido especificamente para endereçar as necessidades dos vários participantes das comunidades de energia, o Sistema Operativo da Cleanwatts combina os benefícios da eficiência energética com a gestão de ativos de energia distribuída (solar, baterias, veículos elétricos, equipamentos de climatização, etc.) de modo a maximizar o valor da energia produzida, armazenada e consumida no âmbito de uma comunidade de energia, permitindo que os seus participantes beneficiem de energia limpa mais barata do que a energia de mercado”, anuncia a entidade em comunicado.

 

São Pedro Velho é uma pequena freguesia do concelho de Mirandela, com cerca de 300 habitantes e uma economia essencialmente suportada na agricultura. A população tem uma média de idades superior à média nacional.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.