
Daniela Veiga Cruz (Águas de Barcelos): A experiência do projecto iPerdas (COM VÍDEO)
A directora técnica da Águas de Barcelos, uma das 17 entidades gestoras que participaram no projecto iPerdas - Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas – considera que a participação no projecto permitiu olhar para o problema de forma sistematizada.
“Conseguimos perceber, com os indicadores de desempenho e sistema de avaliação, como podemos mexer nos indicadores de forma a produzir o efeito final no valor de perdas. É muito interessante perceber isso de uma forma simples e estruturada e de forma a que seja fácil comunicar à administração como podemos fazer coisas que têm um efeito global”, referiu Daniela Veiga Cruz ao Ambiente Online.
“No fundo nós tiramos uma fotografia e depois tentamos fazer alterações no sistema que vão ter efeito nos indicadores. É uma ideia muito simples e que é possível todas as entidades implementarem”, exemplifica.
A responsável deixou o testemunho da participação no iPerdas durante o Fórum iPerdas, que decorre esta terça-feira, 14 de Abril, no auditório do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.
A Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas, que chegou agora à fase final, teve como objectivo capacitar e apoiar as entidades gestoras na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.
A Iniciativa foi promovida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Addition e ITA (Universidade Politécnica de Valência, Espanha).
Ana Santiago