Daniela Veiga Cruz (Águas de Barcelos): A experiência do projecto iPerdas (COM VÍDEO)
ambiente

Daniela Veiga Cruz (Águas de Barcelos): A experiência do projecto iPerdas (COM VÍDEO)

A directora técnica da Águas de Barcelos, uma das 17 entidades gestoras que participaram no projecto iPerdas - Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas – considera que a participação no projecto permitiu olhar para o problema de forma sistematizada.

“Conseguimos perceber, com os indicadores de desempenho e sistema de avaliação, como podemos mexer nos indicadores de forma a produzir o efeito final no valor de perdas. É muito interessante perceber isso de uma forma simples e estruturada e de forma a que seja fácil comunicar à administração como podemos fazer coisas que têm um efeito global”, referiu Daniela Veiga Cruz ao Ambiente Online.

“No fundo nós tiramos uma fotografia e depois tentamos fazer alterações no sistema que vão ter efeito nos indicadores. É uma ideia muito simples e que é possível todas as entidades implementarem”, exemplifica.

A responsável deixou o testemunho da participação no iPerdas durante o Fórum iPerdas, que decorre esta terça-feira, 14 de Abril, no auditório do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.

A Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas, que chegou agora à fase final, teve como objectivo capacitar e apoiar as entidades gestoras na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.

A Iniciativa foi promovida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Addition e ITA (Universidade Politécnica de Valência, Espanha).

Ana Santiago

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.