Fafe recupera três rios
água

Fafe recupera três rios

Os rios Vizela, Bugio e Ferro, no concelho de Fafe, vão ser reabilitados. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já aprovou o investimento, no valor de 1,3 milhões de euros.

Os objetivos da intervenção são a recuperação da qualidade da água, a requalificação das margens, a proteção dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade.

Quanto aos ecossistemas ribeirinhos a intervencionar, estes “ocupam uma extensão de aproximadamente 31 quilómetros, atravessando espaços urbanos e zonas agrícolas e florestais”, esclareceu a Câmara Municipal de Fafe, sendo que a área corresponde ao troço do rio Bugio, até ao rio Vizela, entre a Barragem da Queimadela e o limite do concelho.

Inclui também o troço do rio Ferro, entre o Parque de Lazer de Pardelhas e o limite do concelho de Fafe, abrangendo a parte urbana da cidade.

A principal aposta da intervenção “recai na recuperação da galeria ribeirinha e consequente funcionalidade dos sistemas naturais ribeirinhos, promovendo a conectividade com as áreas envolventes”. O projeto contemplará também medidas como corte, limpeza e conservação da vegetação e contenção de espécies invasoras. Prevê ainda propostas de valorização de habitats e soluções baseadas na natureza, como monitorização, formação e acompanhamento técnico especializado.

Ainda de acordo com o município, a obra terá início em setembro de 2022 e conclusão em final de 2023.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.