Gaia com novos aproveitamentos de água pluvial e a caminho da neutralidade energética
ambiente

Gaia com novos aproveitamentos de água pluvial e a caminho da neutralidade energética

Tratando 12 milhões de metros cúbicos por ano, a ETAR de Gaia Litoral, as equipas da Simdouro, empresa detida pela Águas de Portugal e sete concelhos, entre eles Vila Nova de Gaia, estabeleceram um plano de eficiência para a sua atividade energética e para a reutilização de águas pluviais tratadas.

A ETAR produz elevados volumes de biogás que, por sua vez, permitem a produção de energia elétrica. Por outro lado, o processo de tratamento de águas residuais, por si mesmo, necessita de energia elétrica para a produção de oxigénio, circulação de lamas, ventilação e desodorização, entre outros processos.

O plano das equipas da Simdouro visou reduzir o consumo de energia necessária para o processo de tratamento de águas residuais e, simultaneamente, lançou um conjunto de medidas para aumentar a capacidade de produção de energia elétrica a partir de biogás.

Destas medidas, faz parte a instalação de um novo cogerador que representará uma poupança anual de energia próxima de 3 GWh, o que significa – segundo a empresa - uma redução de custos superiores a 300 mil euros por ano. A diminuição dos consumos de energia e o aumento da produção de energia elétrica renovável e ecológica apontam para o caminho da neutralidade energética de Gaia Litoral.

Maior reutilização de águas pluviais

Também no concelho, a Empresa Municipal Águas de Gaia irá instalar em cinco escolas um sistema de aproveitamento da água da chuva para abastecimento das suas instalações sanitárias. Desse modo, os autoclismos serão abastecidos, preferencialmente, a partir de reservatórios associados aos coletores e tubos de queda que recolhem as águas pluviais provenientes das coberturas dos edifícios escolares. A água poderá, ainda, ser utilizada para a lavagem dos pátios e áreas adjacentes, evitando-se o consumo de água potável da rede. Recorde-se que o fornecimento de água para efeitos de rega nas zonas ajardinadas da orla marítima, bem como, para limpeza urbana, já foi implementada na marginal de Gaia.

Foto: Cogerador na ETAR Gaia Litoral

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.