
Galp e Northvolt apresentam novo projeto de conversão de lítio em Portugal
A Galp e a Northvolt apresentaram o projeto que visa criar uma unidade de processamento de lítio, em Portugal, «é verdadeiramente inovador».
O projeto industrial faz parte da cadeia de valor de baterias de lítio destinada a veículos elétricos em Portugal, em parceria com a sueca Northvolt, que tem uma fábrica em construção na Suécia. O investimento, de 700 milhões de euros, prevê a criação de 1500 empregos diretos e indiretos.
Denominada Aurora e com uma participação de 50/50 da Galp e dos suecos da Northvolt, a ‘joint venture’ está atualmente a realizar estudos técnicos e económicos e a analisar várias localizações possíveis para a unidade em Portugal. Está também a explorar as opções adequadas de financiamento no âmbito da transição energética, de modo a reforçar o desenvolvimento do projeto.
O objetivo é desenvolver a maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio da Europa, com uma capacidade de produção anual de até 35.000 toneladas de hidróxido de lítio.
No seu discurso durante a cerimónia de apresentação, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, classificou este projeto como “verdadeiramente inovador”.
O Ministro disse ainda que este investimento vem confirmar que «o Governo não tem nenhum projeto de fomento mineiro», mas de bom aproveitamento dos recursos naturais e minerais, sendo o lítio «um dos melhores exemplos».
Matos Fernandes referiu também que nos próximos anos, vão ser aplicados entre 17.000 e 18.000 milhões de euros na área da energia, vincando que os investimentos em sustentabilidade são os que melhores garantias dão em termos de crescimento económico.