
Grupo DISA adquire energética portuguesa PRIO e entra no biodiesel
A PRIO, empresa fundada em 2006, com capital 100 por cento português, cuja principal atividade está relacionada com a distribuição e comercialização de combustíveis líquidos e produção de biocombustíveis, foi adquirida pelo grupo espanhol DISA, aguardando agora a luz verde das autoridades portuguesas em matéria de concorrência. A operação envolve a rede de estações de serviço da PRIO, com 247 postos de venda, o terminal de armazenamento e a fábrica de biodiesel localizadas em Aveiro. O Grupo DISA é o quarto maior operador de combustíveis em Espanha, com uma rede de estações de serviço que contabiliza mais de 600 pontos de venda.
Segundo o comunicado, «a extensão dos negócios da DISA em Portugal insere-se na estratégia de expansão geográfica que teve início há 3 anos», e a integração da PRIO no Grupo DISA não alterará as atividades da empresa portuguesa», sendo assumidos «os compromissos contratuais vigentes com todos os seus clientes e fornecedores» e a estabilidade do emprego dos 700 trabalhadores.
Também graças a esta operação, a companhia espanhola entra na produção de biodiesel. O Grupo DISA comercializa combustíveis tradicionais, eletricidade de origem 100 por cento renovável, e energias alternativas como o GPL ou o Gás Natural. Nas Canárias construiu a primeira estação elétrica e a primeira estação de serviço a Gás Natural.