
Município de Mangualde vai avançar com três comunidades de energias renováveis
O Município de Mangualde acaba de anunciar que vai implementar três Comunidades de Energia Renováveis (CER) - Industrial, Urbana e Rural – no concelho. Numa primeira fase, será criada uma CER Industrial para rápida implementação do autoconsumo coletivo e partilhado entre as empresas das áreas empresariais.
Nesse sentido, informa o município, “têm decorrido trabalhos com o objetivo de criar CER que favorecem o investimento em autoconsumo e a partilha de energia entre os consumidores, promovendo o acesso a energias verdes e mais económicas”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, “a criação de Comunidades de Energia Renováveis permite estimular o autoconsumo e, assim, a sustentabilidade energética das nossas empresas e famílias, baixando os custos energéticos e promovendo o acesso a fonte de energias verdes e limpas”. O autarca refere ainda que “este é também um mecanismo que vai permitir, no futuro, o acesso a fundos comunitários na área da energia, um tema que está na ordem do dia por causa, não só pela transição energética, mas também pelos conflitos geopolíticos que obrigam a um aceleramento desta mesma transição energética”.