Parque fotovoltaico da Quinta da Alorna vai permitir retorno de 300 mil euros em 15 anos
ambiente

Parque fotovoltaico da Quinta da Alorna vai permitir retorno de 300 mil euros em 15 anos

A Sociedade Agrícola da Alorna S.A., em Almeirim, instalou um parque fotovoltaico que permitirá um retorno de 300 mil euros no prazo de 15 anos. A instalação solar, que já foi testada e está a produzir em pleno, foi levada a cabo pela Ikaros-Hemera, joint-venture dedicada à instalação de sistemas solares fotovoltaicos.

O parque vai produzir anualmente 138,33 MWh e evitar emissões anuais de 28,1 toneladas de CO2, o “equivalente à plantação de uma floresta com a dimensão aproximada de seis estádios de futebol”, ilustra a empresa.

O director-geral executivo da Sociedade Agrícola da Alorna S.A., Pedro Lufina, sublinha que “esta aposta no sector fotovoltaico surge no seguimento da estratégia da empresa de diversificação das áreas de negócio, tendo como objectivos garantir a sustentabilidade ambiental e a conservação da natureza”.

Com uma produção média anual na ordem dos dois milhões de litros de vinho, a Quinta da Alorna vende cerca de 50 por cento da sua produção anual no mercado interno e exporta os restantes 50 por cento para 25 mercados.

O director-geral da Ikaros-Hemera, Duarte Caro de Sousa, empresa responsável pela instalação e monitorização deste sistema solar fotovoltaico refere a importância deste investimento: “Ver empresas com tanta história como a Quinta da Alorna, e que estão inseridas num sector tão característico da produção nacional, a apostar na energia fotovoltaica e olharem para a energia solar como um investimento de futuro é muito gratificante”.

O sistema solar instalado na Quinta da Alorna representa uma área de quase 1500 metros quadrados, terá um retorno anual de 15 por cento e uma recuperação do capital investido em cinco anos. “É um investimento que, além de nos garantir que estamos a contribuir para um planeta mais limpo e sustentável, permite à Quinta da Alorna distinguir-se das outras empresas e tornar-se mais rentável”.

Duarte Caro de Sousa sublinha que “o distrito de Santarém tem vindo a demonstrar uma tendência crescente no investimento no solar fotovoltaico”. Nesta zona a Ikaros-Hemera trabalha maioritariamente com empresas inovadoras, com visão de futuro e que apostam na energia fotovoltaica para se manterem competitivas.”

A Ikaros-Hemera é uma empresa especialista na implementação e monitorização de sistemas solares fotovoltaicos de média e grande dimensão. Está vocacionada para a produção fotovoltaica no mercado empresarial e para a concepção de modelos de negócio adequados a cada cliente, numa óptica de investimento financeiro.

Fundada em 2011, é fruto da joint-venture entre a Ikaros Solar, referência europeia no fornecimento e instalação de sistemas fotovoltaicos para o sector empresarial, e a Hemera Energy, especialista na apresentação de soluções chave-na-mão de produção descentralizada de energia e eficiência energética, que integra o Grupo Quifel, de Miguel Pais do Amaral.

Redacção 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.