Pequenos agricultores manifestam-se por uma PAC “mais justa e solidária”
ambiente

Pequenos agricultores manifestam-se por uma PAC “mais justa e solidária”

Foi com o intuito de defender uma Política Agrícola Comum (PAC) “mais justa e solidária” para a pequena agricultura familiar, que centenas de agricultores de todo o país se manifestaram ontem, dia 14 de junho, em Lisboa. A manifestação foi convocada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

 

Segundo avançou ao Jornal de Notícias Pedro Santos, da CNA, “as regras e políticas implementadas estão direcionadas para uma agricultura competitiva, mais industrializada”, sublinhando que desde que Portugal entrou na União Europeia encerraram cerca de “400 mil explorações agrícolas, sobretudo de pequena e média dimensão”.

 

A falta de ajudas e de competitividade são alguns dos principais problemas apontados, sendo que a CNA reclama que a PAC devia contemplar “instrumentos de regulação pública do mercado e da produção, de forma a permitir estabilidade e preços justos para os agricultores” e uma distribuição equitativa das ajudas.

 

Os manifestantes estiveram junto ao Centro Cultural de Belém onde se reuniram os ministros da agricultura da União Europeia.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.