Porto de Sines estreia-se em operações de bancas com gás natural
ambiente

Porto de Sines estreia-se em operações de bancas com gás natural

O Porto de Sines realizou o primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL), efetuado em Portugal Continental. A draga "SCHELDT RIVER" inaugurou este tipo de operações, demonstrando a capacidade desta infraestrutura portuária em se adaptar às necessidades dos seus clientes.

Em comunicado a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve explica que a operação realizada, conhecida pela expressão truck-to-ship, “caracteriza-se pelo abastecimento de GNL ao navio através de camião-cisterna parqueado no cais de acostagem”.

Neste caso o GNL foi “carregado no camião-cisterna na estação de enchimento do Terminal de Gás Natural e fornecido ao navio atracado no Terminal Multipurpose, com toda a operação a decorrer na área de jurisdição do Porto de Sines”, acrescenta.

A APS refere ainda que este tipo de procedimento “realça a capacidade e importância do Porto de Sines no panorama nacional, ao mesmo tempo que vão ao encontro das orientações comunitárias que visam a descarbonização da economia, utilizando o Gás Natural como combustível de transição para alternativas ainda mais ecológicas, reduzindo a poluição atmosférica e as emissões de gases com efeito de estufa”.

Este tipo de operação foi realizado no nosso país, pela primeira vez, em dezembro de 2017, com o abastecimento do navio de cruzeiros AIDA Prima no Porto do Funchal.

O futuro do Porto de Sines e das infraestruturas energéticas implantadas na área será um tema abordado no segundo dia do 8º Fórum Energia, que decorre a 13 e 14 de maio em Lisboa, e contará com a presença da APS. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.